sexta-feira, 17 de junho de 2011

A Importância da Educação Moral e Espiritual.

A educação deve servir não só para desenvolver a inteligência e as habilidades de alguém, mas para ajudar a ampliar sua perspectiva, tornando-a útil à sociedade e ao mundo em geral. Isto é possível somente quando o cultivo do espírito é promovido em conjunto com a educação nas ciências físicas. A educação moral e espiritual treinará o homem para conduzir uma vida disciplinada, deverá ajudar no desenvolvimento emocional, amadurecer, corresponder àquilo que nossa mente sabe. A mente do indivíduo tem que se voltar para a fonte de conhecimentos. Buscar o que se precisa aprender tratar da saúde mental e não somente informar. Reconhecer o educando como um ser em sua totalidade e não como uma simples pessoa.
O caminho para uma melhoria da humanidade é a educação sim. E digo mais, os educadores devem não apenas se preocupar com os conteúdos de suas matérias, como também em ser mais próximos de seus alunos, buscando um conhecimento maior, mais pessoal. Hoje, temos informação demais e proximidade de menos.
A espiritualidade é a chave que abrirá portas para vidas serem restauradas dentro das escolas e na sociedade, ela possibilita uma verdadeira abertura intelectual no ser humano, pois Deus precisa ser valorizado como Deus, e não apenas como um conteúdo curricular.
Estimulando os verdadeiros valores da humanidade na educação, a criança reconhece esses valores, em si mesma, e compreende as mais profundas leis que regem o ser humano e o Universo, pois esses valores se encontram inerentes, em estado latente, na alma de todos nós.
A tarefa do educador atual é o despertar desses valores. Chegou o momento de todos juntos, adultos e crianças, acreditarem no potencial humano de amor, paz, fraternidade, não violência, confiança, entre outros, confiando que o mundo pode ser transformado a partir do desenvolvimento da consciência de cada um, e desta forma, participar do nascimento da nova sociedade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário